sábado, 24 de novembro de 2012

Medo do Espelho




Antes de começar já aviso, não fazendo merchandising nenhum, é somente uma opinião. Estava curtindo um ócio numa manhã de sábado, zapeando pelos canais de televisão, até que parei no canal Brasil. Normalmente me apego à mediocridade dos enlatados americanos, mas naquela manhã foi diferente. Primeiro o que me cativou foi um Rap do MC Crioulo no qual o cenário era os anos 70, o que me fez entrar numa nostalgia sentimentalista. É gostoso mas odeio isso. Após isso uma entrevista que o ator Lázaro Ramos fez com também ator Milton Gonçalves, que em minha opinião é um mestre intelectual. Ai comecei a perceber uma coisa: “Porque não conheci este canal a mais tempo?” Sempre passava direto por ele com certa aversão, como se algo de muito ruim estivesse passando, e corria direto para os enlatados americanos. Mas porque estou falando sobre  isto? Por que minha atitude parece ser parte de um inconsciente coletivo da maioria de nós brasileiros que achamos que todo filme, musica, ou algum outro produto cultural nacional seja inferior ao americano ou europeu. Será que temos medo de olhar nosso reflexo neste espelho midiático e ver que nossa ficção é tão cruel como nossa realidade? Não estou querendo ser ultranacionalista e em um ato de cegueira e surdez dizer que tudo produzido no Brasil é lindo e de bom gosto, não, também temos nossos coliformes fecais artísticos, como todas as culturas, a diferença é que os americanos insistem em veicular muita merda e nós aceitamos, enquanto coisas muito boas são produzidas na nossa mãe pátria que muitas vezes não temos nem o conhecimento que existem, para aceitarmos ou rejeitarmos.
Poderia estar falando sobre o Cachoeira que foi libertado, (quem disse que a lei é justa), ou do mensalão, até mesmo da posse de Joaquim Barbosa que ocupou a presidência do Superior Tribunal Eleitoral, Mas resolvi falar sobre cultura, não a cultura que o estado não disponibiliza aos nossos jovens, mas a cultura que nos negamos a absorver, geralmente por puro preconceito. Mas se para você a grama do vizinho é mais verde lembre-se que eles tem a mesma opinião.



Jorge Oliveira


Qualquer curiosidade: http://canalbrasil.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores Pensadores