sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Inconsciência do Preconceito


Estava navegando na internet quando me deparei com uma entrevista que me forçou a refletir um pouco mais sobre o assunto racismo. Nesta entrevista Morgan Freeman respondia algumas questões de Mike Wallace e a questão era o Mês da Historia Negra nos Estados Unidos o equivalente ao Dia da Consciência Negra aqui no Brasil. Para evitar qualquer comentário negativo e improdutivo sobre minha pessoa, como Morgan Freeman também sou negro.

Logo no começo da entrevista  Mike fala:
- Mês da historia negra, você acha isso...
Morgan secamente completa:
- Ridículo.
- Por quê?
Com ar de indignação Morgan responde com outra pergunta:
- Você vai relegar a minha historia por causa de um mês?
Mike começa a ficar sem graça:
- Oh qual é...
Morgan continua:
- O que você faz com o seu?
Morgan pergunta novamente categórico:
- Qual o mês do mês da historia branca?
Mike sem graça sorri, mas Morgan insiste:
- Vamos lá pense...
Enfim Mike responde:
- Eu sou judeu.
Tomando as rédeas da entrevista Morgan volta a perguntar:
- Ok, Qual mês é o mês da historia judia?
Sentindo que uma teia da aranha estava se armando ao seu redor, Mike responde:
- Não tem nenhum.
Forjando uma surpresa Morgan pergunta:
- Oh, oh! Porque não?
Sem dar tempo para a resposta Morgan continua:
- Você quer um?
Mike mais que depressa responde:
- Não, não.
Morgan afirma:
- Eu também não quero, eu não quero um mês da historia negra. A historia dos negros é a historia dos EUA.
Mike pergunta:
- Como vocês irão se livrar do racismo?
Categórico e incisivo Morgan responde: 
- Parando de falar sobre isso. Eu irei parar de chama-lo de homem branco e pedirei para você parar de me chamar de homem negro. Eu conheço você como Mike Wallace e você me conhece como Morgan Freeman.

Porque dia da consciência negra?
Como a maioria dos brasileiros sou negro, meu avô filho de escravos, mas também sou branco, minha avó portuguesa, e também índio, minha bisavó paterna era uma índia de uma tribo do interior da Bahia. Creio que se todos nós tivermos simplesmente consciência, não serão necessário rótulos para nos classificar como negros, brancos, pardos, mulatos etc. Existe desigualdade? Claro que existe, mas o começo de uma solução é todos se olharem como brasileiros, nada mais, nada menos. Só porque tenho um pouco mais de melanina no corpo, não serei superior ou inferior a ninguém. Mas como o preconceito não tem consciência, este assunto esta longe de acabar.

Jorge Oliveira

Se quiser  confirmar esta entrevista o link é:







Um comentário:

Seguidores Pensadores